5 de abril de 2012

Tudo em um !!!

Alôoo..
Hoje estou por casa..
A minha menina tem:

- Amigdalite

Ao início, o sintoma mais evidente costuma ser febre, que frequentemente ultrapassa os 39°C, acompanhada por mal-estar geral, sensação de prostração, sudação e dores de cabeça.
Um outro sintoma característico, por vezes o primeiro a surgir, é a dor de garganta, que se intensifica ao mover a cabeça e ao engolir. As amígdalas encontram-se inchadas e vermelhas, sobretudo quando o processo infeccioso é de origem bacteriana, formando-se acumulações de pus na sua superfície que se observam como pontos brancos. Além disso, quando a dilatação é considerável, a deglutição é mais difícil e a voz torna-se nasalada, já que parte do ar expirado vê-se obrigado a desviar-se para o nariz. Por outro lado, é muito comum a inflamação dos gânglios linfáticos do pescoço, os quais podem ser palpados com facilidade.



- Otite

Os sinais e sintomas mais habituais são prurido, dor, por vezes intensa, e supuração do ouvido infectado.
O mais habitual é que a infecção afecte um ou ambos os canais auditivos externos de forma difusa. Neste caso, a primeira manifestação é uma sensação de irritação que depressa se transforma num prurido incómodo, acompanhado de dor, que é quase constante e, por vezes, aumenta mediante qualquer movimento do pavilhão auricular.  Por outro lado, ao observar à vista desarmada o ouvido afectado, pode-se verificar que o canal auditivo se encontra inflamado e avermelhado.


- Conjutivite

A conjuntivite costuma ter uma evolução aguda e, embora esta seja diferente consoante a causa, provoca quase sempre o mesmo tipo de sinais e sintomas.
O sinal mais evidente corresponde a uma vermelhidão na parte branca do olho provocada pela dilatação dos vasos sanguíneos da conjuntiva e, por vezes, acompanhada de uma tumefacção que costuma rodear a córnea (quemose). As pálpebras também tendem a ficar vermelhas e tumefactas, tanto na sua face interna como nas extremidades.
Para além disso, costumam surgir sensações incómodas de diversa intensidade, como a impressão de ter areia nos olhos ou prurido e, até mesmo, dor.
É muito comum a produção de secreções, cujas características variam consoante a causa do problema: em caso de conjuntivite alérgica, surge uma secreção aquosa e transparente, enquanto que nas conjuntivites bacterianas a secreção é mucopurulenta, amarelada e tão espessa que se pega de tal forma às pálpebras que a sua separação é, por vezes, muito difícil.


Tadinha da minha pequenina...
Meu amor branquinho..

Sem comentários: